Hoje , 15 de março, é o Dia do Consumidor, uma data importante principalmente para o setor de e-commerce que a aproveita para impulsionar as vendas com campanhas e condições especiais. E por falar em vendas, vamos neste post resumir um estudo feito pela NielsenIQ sobre o cenário do varejo em 2022 com enfoque no comportamento do consumidor. Conheça a seguir os 5 grupos de consumidores brasileiros separados por tipo de divisão econômica. Veja a qual grupo você se identifica ou identifica o seu público-alvo.

1-Lutadores (22%*)

Insegurança financeira experiente durante o COVID-19, que continua até hoje.

  • não têm margem para erro de gastos;
  • a maioria mudou seu comportamento de compra;
  • provavelmente selecionarão o substituto mais barato ou pararão de comprar completamente;
  • a oferta mais econômica será atraente, mas apreciará as marcas que podem trazer emoção ou aliviar as pressões diárias.
  • Se o COVID-19 seguir o caminho endêmico que muitos estão projetando e as economias começarem a se recuperar, estes podem retornar à força de trabalho e sua situação financeira melhorada pode permitir que compartilhem características mais comuns com os Reboteiros.

2-Reboteiros (19%*)

Insegurança financeira experiente durante o COVID-19, mas estão voltando aos trilhos hoje.

  • não têm margem para erro de gastos;
  • recuperando-se da insegurança financeira, eles permanecem conscientes dos custos. E tentarão aproveitar as vantagens de seus estilos de vida em casa, incluindo compras online.

3-Cautelosos (45%*)

Sem impacto na segurança financeira, mas permanecem cautelosos com os gastos.

  • esse grupo tem capacidade de gastar, mas precisará de mais convencimento do que antes da pandemia. Eles pesam cuidadosamente os prós e os contras das compras e procuram novos valores e atributos que são importantes para eles. Embora ainda priorizem preços acessíveis, marcas e varejistas que enfatizam os detalhes mais importantes – produtos frescos, credenciais ambientais, higiene e benefícios de segurança – os convencerão a gastar;
  • assim como os Reboteiros, recuperando-se da insegurança financeira, eles permanecem conscientes dos custos e tentarão aproveitar as vantagens de seus estilos de vida em casa, incluindo compras online.

4-Inalterados (8%*)

Sem impacto na segurança,
continuam a gastar normalmente.

  • esse grupo provavelmente permanecerá fiel às marcas e comprará seus produtos regulares independentemente dos aumentos de preços;
  • os consumidores que foram isolados dos estresses financeiros do COVID-19 são os mais propensos a dizer que são leais às suas marcas regulares, independentemente do preço;
  • ganharão sua lealdade quem atender ao desejo de fazer escolhas de estilo de vida mais saudáveis.

5-Prósperos (6%*)

Economizaram dinheiro durante o COVID-19 e se sentem mais seguros financeiramente do que antes do início da pandemia.

  • apesar de ser um grupo menor de consumidores, tem a capacidade de gastar desproporcionalmente em produtos, marcas e experiências mais do que antes da pandemia;
  • ganharão a sua atenção as ofertas alinhadas com o foco crescente em saúde e bem-estar, credenciais ambientais e responsabilidade social.

A palavra que define 86% dos consumidores brasileiros é:

cautela

Os brasileiros são consumidores conscientes dos custos que estão alterando seus padrões de compra e consumo.
E não é só no Brasil, não. Mesmo nos mercados mais confiantes, cerca de três quartos dos consumidores estão exibindo cautela ao gastar.
Existem enormes oportunidades para as marcas oferecerem opções que atendem às necessidades dessa mentalidade de gastos cautelosos.
Este estudo foi feito mediante o impacto da Pandemia. Mas em um cenário em que variantes mais graves – levando a novos mandatos, interrupções e incertezas como a Guerra Rússia x Ucrânia – o inverso pode ocorrer, onde mais consumidores são impactados financeiramente e a cautela em geral aumenta para fraturar ainda mais essa divisão econômica.

*Mercado brasileiro

Fonte: NIELSENIQ UNLOCKING CONSUMPTIOM GLOBAL SURVEY. DEZ.2021/JAN. 2022