O mês de novembro especialmente este de 2022 encontra-se turbulento. Saímos de um processo de eleição no final de outubro e já entramos no “doce” novembro. Muito já se fala em Natal e festas de final de ano, mas antes temos a tão esperada Black Friday, que entrou para o calendário do comércio brasileiro desde 2010.
Se está com dúvidas em como atrair clientes com a Black Friday ou ainda se deve ou não focar nesse dia, esse post é para você.
Antes de tudo vamos entender o real objetivo da Black Friday
A Black Friday é uma data comercial utilizada já há muitos anos pelos comerciantes dos EUA e que serve para marcar a última sexta-feira depois do dia de Ação de Graças. Lojas liquidam seus estoques parados a preços bem baixos para poder inflar seus caixas e formar novo estoque para as vendas de Natal.
No Brasil, a Black Friday – que nesse ano será dia 25 de novembro – ainda é vista por muitos como Black “Fraude” devido a algumas lojas praticarem preços “pela metade do dobro”, ou com descontos insignificantes. No entanto, a maioria já entendeu que o consumidor está mais atento, inclusive pode acompanhar os gráficos com alterações de preços com ajuda de sites como o Zoom e o Buscapé.
E ainda há as famosas “Black Week” ou Mês da Black, na qual a sexta-feira se tranforma na semana ou no mês de descontos. Isso deturpa a data se distanciando da principal utilidade que é ser um dia de ofertas. Também não deixa de ser uma estratégia desde que seja aplicada com descontos reais e preços atraentes.
Dito isso, vamos ao que interessa.
Quando devo focar as ações de marketing e vendas da minha marca na data da Black Friday?
Para uma campanha genuína e de sucesso você deve atender a um destes pré-requisitos:
- Possuir um estoque alto de determinados produtos (ou que venderam pouco durante o ano) os quais poderão ser liquidados até a preço de custo. Esses valores obtidos serão seu capital de giro que você poderá investir em novos estoques ou outras partes do negócio;
- Ter alta margem de lucro em determinados produtos, seja com matéria-prima a melhores preços ou negociando quantidade e preço de produtos com bons fornecedores. Assim você poderá oferecê-los a uma quantidade expressiva de desconto sem prejudicar seus ganhos, sem esquecer de calcular também os custos de fretes e comissões, se for o caso.
Em suma, a Black Friday não serve para dar descontos a qualquer custo. Não prejudique a saúde financeira da sua loja, pois os descontos dados podem não lhe trazer o lucro desejado.
E tenho outra opção?
Claro que tem. Você pode oferecer seus produtos de modo criativo, focando no que envolve a compra, como por exemplo: brindes personalizados, frete grátis, melhores condições de pagamento, rapidez na entrega e outras vantagens que só sua marca tem.
E uma dica importante: subir os preços dias antes para no dia da Black atualizá-los para o preço normal não cola mais. O consumidor vai notar, reclamar nas redes e a imagem do seu negócio ficará manchada.
Portanto, planeje, reveja os números, analise bem o estoque, as vendas, o propósito das promoções. Caso você chegue a conclusão de que não pode ou não precisa fazer promoções para a Black Friday, saiba que você pode focar em outras pautas. afinal, a Copa do Mundo e o Natal já estão aí …
Precisando de ajuda nas decisões e estratégias de marketing e vendas? Conte com a gente 🙂
Redação Mídia de Impacto
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