O uso da expressão “streaming ilimitado” é muito usado na divulgação de planos no mundo das transmissões online principalmente de canais de rádio. Se interpretada ao pé da letra, significa que oferece um número de expectadores, ouvintes, tráfego e espaço de armazenamento infinito. Mas na realidade não funciona bem assim. Calma, vamos te explicar 😉 

No dicionário a palavra “ilimitado” é definida como:

adjetivo

  1. que não tem limite(s); infinito.
  2. que parece não ter limite.

Na dura realidade, todo serviço tem seu limite…

E o serviço de streaming não poderia ser diferente. Cada limite se dará utilizando-se de algum ponto de controle.

Muitos de nosso clientes nos questionam o porquê de nossos planos não serem ilimitados como os das empresas “x, y, z” que oferecem pacotes com essa promessa, sem explicar ao futuro cliente que na verdade, sempre há um limite, em algum ponto do plano. Nesse caso, não basta apenas ler as letras miúdas do contrato.

Quando o tráfego de banda é ilimitado, o ponto de controle será o número de espectadores ou ouvintes. Desta forma, o provedor do serviço tem um controle de qualidade, evitando a superlotação do servidor e falhas no streaming.

Já quando o plano oferece espectadores ou ouvintes ilimitados, o fornecedor de streaming limitará através do tráfego de dados.

Aí você deve estar se perguntando, se é ilimitado posso realizar o upload de qualquer quantidade de vídeos que quiser? Caso o servidor tenha apenas 2TB de HD, somente esta quantidade poderá ser utilizada por todos os usuários. O espaço em disco sempre será limitado pelo tamanho físico do disco rígido – seja um HD, RAID, ou cloud (armazenamento na nuvem).

Portanto, sempre vai existir um limite máximo para cada servidor de streaming, seja na quantidade de usuários simultâneos, tamanho do tráfego de dados ou espaço no servidor.

Para exemplificar, vejamos um caso em que conexão de internet do servidor tem capacidade para transmitir a apenas 5000 espectadores simultâneos a uma qualidade de 512kbps. A conexão será compartilhada com todos os usuários do servidor. No entanto, quando este servidor atingir muitos usuários, facilmente usará toda a sua capacidade de dados e a transmissão será interrompida.

Então, qual plano de streaming devo contratar?

Escolha o plano de acordo com sua audiência online. Se ela não possui grandes oscilações ao longo da semana e nunca ultrapassa um número x máximo de acessos online diários, contrate o plano por usuários simultâneos. E caso sua audiência seja grande num dia e se estabilize nos demais, como por exemplo, em dias de jornada esportiva ou transmissão de algum programa com maior audiência, contrate um plano por tráfego de dados, para não ter problema de interrupção da transmissão caso tenha picos de acessos simultâneos. Dessa forma, você não vai ter nenhum tipo de surpresa em sua fatura ao final do mês e terá garantia na qualidade do streaming.

Escolhendo um Plano de Streaming pela Mídia de Impacto® você terá como vantagens:

  • Uma equipe com profissionais de longa experiência em rádio (coordenação de rádio, técnico de radiofrequência, criação de redes via satélite, automação comercial de rádio e coordenação de transmissão de eventos nacionais e internacionais) que serviu de base para o serviço de streaming focado em rádio e tv;
  • Transmissões 24 horas por dia, 7 dias por semana, de forma 100% estável com garantia do plano contratado;
  • Servidores em data centers confiáveis com links em HTTPS, e dados dedicados para garantir estabilidade e qualidade na transmissão;
  • A possibilidade de fazer restreaming (multistream), no qual seu conteúdo online pode ser transmitido simultaneamente para seu site, facebook, youtube, instagram e aplicativo.

Gostou do post? Achou esclarecedor ou ainda ficou alguma dúvida? Fale com a gente 😉