ZMOT – Google e o “Momento Zero da Verdade”

Por Postado em - Marketing Digital em 19, novembro, 2011 0 Comentários

Google lança e-book para explicar como o novo consumidor está tomando suas decisões de compra.

A internet mudou nosso jeito de comprar. E o marketing tradicional não está conseguindo acompanhar esse novo ritmo de decisão de compra. Seja através de compras em uma loja, virtual ou física, o fato é que as pessoas estão pesquisando bastante antes de sua tomada de decisão.

O marketing tradicional há muito tempo vem usando 3 estágios para definir o processo de decisão de compra:

Input (estímulos de marketing e ambiente) – através de anúncios na TV, rádio, internet, etc.

Decisão – através do reconhecimento de uma necessidade, busca de informações, avaliação de alternativas e a tomada de decisão;

Output – onde o consumidor após a compra, utiliza o produto e o avalia. Se a primeira experiência for satisfatória, o consumidor repete a compra.  E por fim, compartilha suas impressões da experiência com outras pessoas.

Porém no momento, somente estes três estágios  já não são suficientes para entender a decisão de compra.

Então o Google, em parceria com a agência de consultoria de marketing Shopper Sciences, situada nos EUA e Japão, realizou uma pesquisa com 5.000 compradores de 12 categorias de produtos, para definir como está ocorrendo a tomada de decisão do novo consumidor.

Nessa pesquisa, questionaram:

  • Quais seriam suas fontes de pesquisa?
  • Quando as utilizaram?
  • Quão essa fonte o influenciaria?

Constatou-se que a média de consultas chegou a 10,4 pesquisas realizadas por uma pessoa antes da compra, em 2011. E que os sites de busca são uma das fontes mais utilizadas e influentes na tomada de decisão.

A internet foi a responsável por criar um novo estágio (que deve ser considerado como mais relevante) no processo de tomada de decisão. Estágio este que a Shopper Science batizou de ZMOT (Zero Moment of Truth). Em português chama-se “Momento Zero da Verdade”, e pode ser interpretado como “Momento de Tomada de Decisão On-line”.

Para entender em que posição esse estágio se encaixa e seu poder no processo, assista ao vídeo:

No momento zero da verdade (ZMOT), o consumidor analisa o que irá comprar através de:

  • Buscas online;
  • Conversas e opinião de amigos e  da família sobre determinado produto;
  • Comparação de produtos;
  •  e procura por cupons de desconto.

Enfim, o momento pede que o marketing  se recicle e adicione às suas prioridades o foco nesse novo consumidor – pesquisador de produtos e opiniões.

Através dessa pesquisa, a Google disponibilizou um e-Book sobre o ZMOT, que você pode começar a ler agora, em inglês, clicando aqui.

Fontes:

  • LIMEIRA, Tania – e-marketing: o marketing na internet com casos brasileiros
  • Think insights with google

 

 

 

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