Economia colaborativa: como utilizar isso na minha empresa?

Por Postado em - Criatividade & Empreendedorismo em 15, abril, 2013 0 Comentários

Por mais que hoje se fale muito em redes sociais, novas tecnologias, a maioria das empresas ainda não mudaram suas políticas de hierarquia, seu modo de pensar. Estão ainda muito atreladas ao pensamento vertical, mantendo a “quatro chaves” seus segredos de negócio e com medo de críticas, ao dar a voz ao seu cliente. Cliente esse, que segundo Gil Giardelli não gosta de ser chamado assim. Hoje ele é um advogado da marca, ou seja, usa a sua reputação (importante moeda de hoje) pra falar bem de você.

Em entrevista a Milton Jung no programa Mundo Corporativa da Rádio CBN, Gil Giardelli, autor do livro “Você é o que você compartilha”, fala sobre Economia Colaborativa, o uso das redes sociais e o mundo digital. Nesse vídeo, Gil ensina como uma empresa pode começar a inserir a cultura de economia colaborativa no seu ambiente de trabalho. Dentre as diversas dicas, mensionou como o administrador pode dar o primeiro passo:

  • Reserve uma manhã, tarde ou dia inteiro e agende um encontro com sua equipe. Esqueça os celulares, telefones e outras distrações. E se for possível, combine num local fora da empresa, ao ar livre, como num parque.
  • Nesse encontro, abra espaço à equipe e escute suas ideias;
  • Desenho o futuro da empresa coletivamente.

Desconexão

Acompanho as entrevistas e postagens do Gil há algum tempo e em todas ele sempre defende que exercitemos a desconexão. A vida real é fora da internet. E nesse vídeo, comenta o futuro das redes: “As pessoas vão começar a se cansar dessas redes metrópoles – Facebook e Twitter – para irem para redes de nichos, onde você vai fazer as pessoas se encontrarem mais na vida real. Isso vai mudar os negócios.”

E aconselha: “Vamos experimentar a desconexão”. Ao invés de passar horas jogando futebol online, combine com seus amigos de irem em uma quadra e jogarem offline. “Chegou a hora de compartilhar mais, de dividir o sanduíche, de conversar mais!”.

O mundo digital deve ser utilizado de forma inteligente como meio para melhorar cada vez mais o contato offline. Vejo que a cada dia surgem novos movimentos, campanhas e até redes sociais em favor de uma causa: fazer desse mundo um lugar melhor.

E você? Já participa da economia colaborativa?

 

 


   

Sobre o(a) autor(a):


Comentários fechados.

%d blogueiros gostam disto: