Dreabe – uma rede social que realiza sonhos

Por Postado em - Redes Sociais em 14, agosto, 2012 0 Comentários

As pessoas utilizam as redes sociais para compartilhar fotos, piadas, vídeos e conversar com amigos. Muitos afirmam que o uso das redes em sua maioria mostra comportamentos exibicionistas com conteúdo inútil. Mas  há pouco tempo conheci  uma rede social com uma proposta diferente chamada Dreabe, cujo objetivo principal é possibilitar que pessoas possam ajudar a tornar realidade o sonho de outras.

Djeison (à direita) e seu irmão e co-fundador, John.

A ideia surgiu há alguns anos, mas em 2011 Djeison Santos Moreira, fundador e diretor da Dreabe, ao passear no parque de Caçador (SC), sua cidade natal, ouviu um menino falando para seu amigo que seu sonho era ganhar um playstation. Naquele momento Djeison lembrou que tinha em casa um Playstation que não usava há muito tempo. “Na hora, pensei que seria incrível ter uma rede social que possibilitasse às pessoas realizarem sonhos alheios, não apenas com uso do dinheiro, mas com coisas e itens que tivessem em suas casas e que já não eram úteis. O sonho de alguém pode ser algo que você nem usa mais”. Recebeu investimento financeiro de um amigo após uma conversa de 5 minutos explicando sua ideia.

A Dreabe, ainda em versão beta, começou em março deste ano e já conta com 15 mil usuários e mais de 100 sonhos realizados entre viagens, empregos e bolsas de estudos.

A pessoa se cadastra, conta qual é o seu sonho e os usuários podem classificá-lo em:

  • Nobre (sonhos especiais e altruístas)
  • Legal (sonhos que você gosta e poderia até realizar e/ou sonhar junto)
  • Criativo (sonhos repletos de criatividade, divertidos e únicos)
  • Pesadelo (aqueles que não merecem atenção)

Os mais votados nas categorias “Nobre”, “Legal” e “Criativo”, ganham destaque na página inicial do site.

A realização do sonho pode acontecer de 3 formas:

  • Realizar totalmente – o usuário identifica um sonho e pode torná-lo real sozinho;
  • Realização Parcialmente – o usuário ajuda em uma parte do sonho;
  • Indicar um Dreaber  – o usuário indica alguém que possa ajudar.

Nas três opções, é descrito como o sonho será realizado e uma proposta é enviada para que o sonhador aceite. Após a aceitação, o sonho é realizado como descrito na proposta. Os sonhos são realizados de pessoa para pessoa, de empresas para pessoas e de pessoas para empresas. Os dreabers também podem convidar amigos, enviar mensagens, informar assuntos de interesse e postar fotos no perfil.

Achei bem interessante o sistema de incentivo. O Dreabe possui um ranking no qual o usuário recebe pontos ao realizar e  classificar sonhos e ao indicar novos membros. Cada ponto  é convertido em Dreack (unidade monetária do Dreabe). Quando o usuário alcançar D$ 10.000 Dreacks, seu sonho será realizado pelo próprio pessoal da Dreabe.

Inovação em Marketing Social para empresas

Estamos hoje testemunhando o surgimento do Marketing 3.0, ou a era voltada para os valores. Cada vez mais, os consumidores estão em busca de soluções para satisfazer seu anseio de transformar o mundo globalizado num mundo melhor. Futuramente as empresas terão uma página no Dreabe e estarão conectadas como “empresas que realizam sonhos”. Além de clientes,  as empresas conseguirão verdadeiros fãs, ao mostrar os sonhos que conseguiram realizar, além de projetos sociais e  promoções. Desse modo, os usuários poderão ver que suas escolhas de produtos e serviços podem contribuir para a realização do sonho de alguém.

Claro que por estar em sua fase inicial, a Dreabe tem muitos detalhes para serem melhorados. Mas acredito que essa rede social tem grande potencial para cair “no gosto” do brasileiro – que tem em sua essência a cultura de solidariedade – e do resto do mundo.

 


Comentários fechados.

%d blogueiros gostam disto: