#Appdobem: Cataki encontra catadores de material reciclável

Imagem: Flyer retirado do site cataki.org

Esse app vai te convencer que sim, há muito amor sendo espalhado por aí. Criado pelo grafiteiro Mundano, fundador do Pimp my Carroça –um projeto para tirar catadores de materiais recicláveis da invisibilidade, com intervenções artísticas nas carroças, e que ganhou atenção global – o aplicativo Cataki ajuda pessoas e empresas a encontrarem catadores “facilitando o descarte correto enquanto gera renda para estes profissionais”.

Imagem e vídeos: retirados do site cataki.org

 

Mas você deve estar se perguntando como isso funciona se a (imensa) maioria desse público não tem condições de ter um smartphone? É aí que está o ponto que torna esse app tão especial: ele depende de pessoas como você,que podem cadastrar catadores que estão offline e ajudar a construir uma rede de sustentabilidade, empreendedorismo, e por que não dizer de dignidade e cidadania também 🙂

Além de cadastrar e achar catadores e cooperativas, você passa aconhecer os tipos de materiais recicláveis, os potenciais de reciclagem e a maneira correta de descarte.

Sabe aquele lixo misturado que deixamos pra coleta? É o pior material para os catadores, seu valor é muito baixo e não é muito aproveitado. O Brasil perde R$ 8 bilhões por ano enterrando recicláveis misturados. 


A ideia existe desde 2013 e com ajuda de pessoas e instituições, o projeto pôde sair do papel e ajudar centenas de pessoas. Desde então, já recebeu dois importantes prêmios: em 2014 ganhou o DAL, Desarrollopara America Latina, uma competição de apps que fomentam o impacto social, e, em fevereiro deste ano, venceu o prêmio de inovação do fórum Netexplo, observatório independente de estudos sobre o impacto de tecnologias na sociedade e nos negócios, em parceria com a Unesco.

A plataforma está em constante melhoramento, e por enquanto o cadastro só é feito pelo site “cataki.org”. No site também está disponível diversos materiais que ajudam a divulgar essa ideia ou informações de como ser um voluntário. Bora fazer esse mundo melhor? Baixe o Cataki para Android e iOS

Deixar Um Comentário